Infâmias

Sarcasmo, ironia e acidez

LHC novamente

Posted by Sátiro em setembro 16, 2008

Apesar de trabalhar com tecnologia e ser um entusiasta do assunto, eu normalmente não posto muita coisa sobre, visto que este é um espaço onde me dedico apenas à nobre arte de falar abobrinhas. No entanto, quando a tecnologia gera abobrinhas, ela acaba conquistando o seu espaço por aqui. E puxa, como o nosso amigo LHC (Large Hadron Collider) tem gerado abobrinhas, não?

Um pouco de explicações técnicas para você que só lê Caras, Amiga, Contigo, Jornal Meia-Hora e não sabe o que é o LHC: O Large Hadron Collider, ou grande colisor de hadrons, é um acelerador de partículas subatomicas construído no CERN, um centro de pesquisas na Suíça, para experiências inéditas em física.

Ele tem sido muito citado na mídia por duas razões: primeiro, é o maior dispositivo já construído na história da humanidade (o aparelhinho tem formato circular, e o círculo tem a bagatela de… 27km de diâmetro. Você não leu errado, vinte e sete quilômetros!). Segundo, porque alguns grupos têm feito barulho dizendo que ao ser ligado o bicho poderia gerar um buraco negro (fenômenos existentes no espaço sideral que engolem toda a matéria em volta deles) e engolir todo o planeta. Tem gente falando no fim dos tempos, no apocalipse, blablabla…

Assim não se chega a lugar nenhum, gente. Pesquisa gera conhecimento, e conhecimento gera progresso.

Para mostrar que o LHC é um experimento perfeitamente seguro, clicando aqui você tem acesso à webcâmeras que mostram o LHC. A de cima mostra o centro do LHC, e a de baixo mostra a área externa logo acima. Se estiver offline, clique em “click to reset”. Quem sabe, com alguma sorte você não vê um dos testes acontecendo?

2 Respostas to “LHC novamente”

  1. Rê F. said

    olha só… eu naum sabia oq era isso não, meu pensamento no post anterior foi “mas que po*a é essa?!” e eu nem leio caras!!!kkkkk… Agora, foi adorável assistir ao teste que eu tive a “sorte” de ver!! rs…(De novo, me enganei achando que vc estava falando sério… aff, acho que ando muito ingênua!hahaha).

  2. Gisa said

    O pior é que o bichinho já falhou…

Deixe um comentário

 
